quinta-feira, 20 de junho de 2013

Passe Livre é mesmo uma solução?

O problema do valor das tarifas de ônibus existe, mas as causas estão muito distantes do que o movimento “Passe Livre” tenta combater. Essas manifestações não foram motivadas pelo desejo de acabar com a tarifa de ônibus, mas sim por um conjunto maior de motivos. Não caiam nessa armadilha, o que eles querem é que você cidadão, como um cão adestrado vá lá gritar palavras de ordem ditadas por eles. 

Não estou dizendo que o movimento Passe Livre não é bem intencionado, apenas quero demonstrar que eles não são capazes de formular boas propostas de mudança. O problema principal que eles tentam combater é o transporte coletivo ineficiente e caro. Bom, até aqui não há falhas no raciocínio dos defensores do grupo.

A solução apresentada pelos militantes do MPL é totalmente contrária a lógica: maior intervenção estatal, criando um passe livre. Qualquer pessoa com um mínimo de inteligência pensa: “Se o transporte coletivo já é horrível, imagina como seria esse serviço feito pelo governo e sua já provada incompetência.”. Pensando um pouco mais a fundo na proposta deles, além de colocar nas mãos do governo, por ser tarifa zero, os recursos financeiros não seriam advindos dos usuários dos ônibus. De onde diabos você acha que sairia esse dinheiro? Entenda que tudo que o governo “subsidia” saí do teu bolso ou de outras áreas já sucateadas como a saúde e educação.

Você quer reduzir a tarifa? 

Lute por um transporte coletivo privado e com livre concorrência. Vejam: Eu disse livre concorrência e não por meio de licitações. O problema do modelo de licitações são as fraudes que colaboram para que empresas “amigas” vençam a disputa. Sem falar que isso nada mais é do que um monopólio estatal travestido e legitimado pelo governo. Se não existe concorrência não tem porque melhorar o serviço, certo?

Você aí pode me questionar: “Em Florianópolis há mais de uma empresa de transporte coletivo, portanto não é um monopólio.

Realmente há diversas empresas atuando em nossa cidade, e isso faz com que a própria prefeitura considere que não há monopólio. Bom, eles devem achar que somos uma mulas. Não é preciso ser muito esperto pra ver que as empresas circulam em grande maioria por regiões e rotas diferentes. Você está no centro e quer ir pra Ingleses, Canasvieiras ou Jurerê, quais empresas você utiliza? Apenas uma. Essa é a forma que a prefeitura encontrou para tapar o sol com uma peneira.

Lute para que o governo faça contratos decentes, no qual esteja definido a margem de lucro justo para as empresas, permitindo assim, reduzir a passagem atualizando a inflação, reduzindo a margem da companhia privada.

Em um próximo post falarei mais a fundo sobre os benefícios da livre concorrência. 

Por fim galera, não gritem “Passe Livre” por aí sem entender as suas propostas. Apoiar algo que você tem dúvidas ou não acredita funcionar é militância cega, alienação, lavagem cerebral, reforma do pensamento ou qualquer nome que você quiser chamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário